domingo, 2 de setembro de 2012

O nosso plantel

Partimos para a época de 2011/12 com um plantel desequilibrado, recheado de atacantes e com poucos defesas. Javi García, jogador que tanto nos ajudou nos últimos anos enquanto, sendo o nosso "pilar" tático, saiu e o sérvio Matic vai tomar o seu lugar. Defesa-esquerdo, nem vê-lo... Ao que parece, o catedrático parece querer tornar o Melgarejo num grande lateral para se poder congratular perante a comunicação social e os dirigentes encarnados. Espero que esta adaptação resulte, porque se não resultar perderemos o campeonato, já que a teimosia de Jesus não lhe permitirá retirá-lo do onze quando as coisas começarem a dar para o torto.

Focando-nos nas virtudes do plantel, do meio-campo para a frente, podemos dizer que temos jogadores formidáveis e de grandessíssima qualidade. Jogadores como Witsel, Carlos Martins, Aimar, Gaitán, Salvio, Cardozo, Rodrigo e Ola John são de um nível superior ao que estamos habituados a ver no nosso campeonato. Deixo de seguida uma análise pormenorizada ao plantel benfiquista desta temporada.

Guarda-redes: Artur Moraes é o dono da baliza e, apesar de não ser um grande guarda-redes, transmite segurança e confiança à equipa. Paulo Lopes impressionou no ano passado ao serviço do Feirense, será o suplente do brasileiro e, sendo formado no clube, ajudará quanto aos regulamentos da UEFA diz respeito. Mika teoricamente será a 3ª opção e o titular da "B", mas Júlio César foi inscrito...

Defesa: Na direita, Maxi é o patrão, um jogador de tremenda qualidade e um dos elementos-chave da equipa. Suplentes? João Cancelo tem muito potencial, mas é demasiado jovem. André Almeida tem já experiência de Primeira Liga, mas é trinco de natureza. Caso o uruguaio não pudesse jogar, eu lançaria Cancelo. No centro da defesa, Luisão e Garay formam a melhor dupla a atuar em Portugal. Ao contrário do que muita gente diz, acho que Miguel Vítor e Jardel são boas segundas opções, principalmente o português que, na minha opinião, até tem qualidade para ser titular do Benfica. Já na esquerda, não há opções de qualidade. Melgarejo é um excelente extremo, mas um mau lateral. Espero que se adapte rapidamente... Das poucas vezes que jogou, viu-se que Luisinho é fraco defensivamente. Carole parece não ser opção e, sinceramente, acho Luís Martins um bom jogador.

Meio-campo: Matic deverá ser o jogador mais recuado do nosso meio-campo. Tem técnica e é forte fisicamente, no entanto tem de melhorar o sentido posicional. Gosto de André Almeida, mas admito que não seja jogador para o Benfica. Eu opto por esperar para ver, antes de tomar decisões precipitadas sobre ele.À frente, Witsel é simplesmente o nosso melhor jogador. Carlos Martins, na minha opinião, é um 8 e parece ser a solução ao belga. Aimar é o nosso jogador mais criativo. Martins também pode atuar a 10 e Bruno César e Gaitán são médios-ofensivos por natureza. Eu gostava particularmente de ver o argentino a jogar aqui (acho que não tem ganas suficientes para jogar nas alas) e até penso que poderia ganhar o lugar. Carlos Martins/Witsel/Aimar seria uma grande opção frente a equipas mais pequenas, um autêntico rolo compressor.

Alas: Salvio é o dono da ala direita e é um grande jogador. Joga de cabeça levantada, é rápido e objetivo. O restante dos alas luta pela esquerda. Nolito tem técnica e um bom remate, mas é pouco objetivo. Bruno César tem muita técnica, mas é pouco dinâmico. Gaitán é muito tecnicista, Miguel Rosa e Ivan Cavaleiro brilham na "B" e Ola John é um desequilibrador nato, mas é Enzo Pérez que parte em vantagem para o lugar. Ah, e onde anda Urreta? Ninguém duvide de que neste setor estamos bem servidos.

Ponta-de-lança: Cardozo é garantia de golos, tal como o reforço Lima. Rodrigo tem potencial para ser a próxima referência na sua posição, sendo goleador, rápido, tecnicista e o avançado no qual apostaria se fosse treinador, todavia Jesus parece ter ideias diferentes. Kardec (que pode ser emprestado) era o titular do Santos e parece ter evoluído, mas não passa de um jogador razoável. Os emprestados Mora, N. Oliveira e Jara são também bons futebolistas e dão garantias para o futuro. E ainda há Correa da equipa B...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não moderamos os comentários, no entanto cabe-lhe a si respeitar os demais (comentários inapropriados serão eliminados). Pedimos-lhe igualmente que tente não comentar em Anónimo, escolhendo a opção "Nome/URL" ou, preferencialmente, utilizando uma conta Blogger. Obrigado pela atenção!